Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Verdade

"A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo." Paulo Coelho

Cozinha de Verdade

"A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo." Paulo Coelho

16
Jan16

Há o puré de batata e depois há este...

Cozinha de Verdade

IMG_0765.JPG

O puré é um daqueles amores de infância. Lembro-me que a minha mãe fazia-o de tempos a tempos para acompanhar com frango estufado. Aquele molho por cima do puré ficava qualquer coisa... Neste momento estou a babar-me só de pensar nisso :P

Para mim o problema do puré de batata é que se torna uma refeição bastante pesada e massuda. E se podemos tornar uma refeição mais leve porque não fazê-lo? Eu sei que os olhos também comem e por isso repondam lá: Este puré não parece feito com batata? Hmmm...aposto que reponderam que sim. Mas o que é facto é que não tem nem uma batata. Agora vocês estão a pensar. "É impossível!!!" Mas não é. Já ouviram falar em couve-flor? Pois bem, ela é a rainha deste puré.

Na minha opinião, apesar dos gostos serem relativos, este é mil vezes melhor que o puré de batata, muito mais leve e saboroso. Não acreditam? Experimentem e digam-me a vossa opinião.

IMG_0761.JPG

 

Puré de couve-flor e alho francês  

 

Ingredientes:

700-800g de couve-flor

1/2 alho francês grande

2 cenouras

1 cebola

Azeite q.b

150 ml de leite (pode substituir por leite vegetal)

1 colher de chá de sal

pimenta q.b

noz-moscada q.b

raspas de 1/2 limão

1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional no entanto enriquece o puré com várias vitaminas e fibras. Vê mais abaixo quais são)*

2 colheres de sopa de manteiga

 

Preparação tradicional

1. Corta a couve-flor em floretes e reserva.

2. Corta o alho francês no sentido longitudinal corta em rodelas e coloca numa panela alta. Depois descasca e raspa as duas cenouras e coloca na panela. Pica a cebola coloca na panela e refoga em azeite até a cebola estar translúcida.

3. Está pronto? Muito bem. Deita o leite e o sal. Deixa ferver. Assim que começar a ferver coloca a couve-flor e deixa ferver durante 20 minutos em lume médio.

4. Já passaram 20 minutos? Então agora é hora de veres se a panela tem muito líquido. Eu costumo sempre tirar algum pois quando for para triturar pode ficar muito líquido e mais vale prevenir do que remediar. 

5. É hora de juntar a noz-moscada, a pimenta, as raspas de limão e a farinha de linhaça. Tritura. Está muito grosso? Deita mais líquido.

6. Junta a manteiga e mexe bem.

Agora é hora da melhor parte: Comerrrr 

 

* A farinha de linhaça é rica em ômega-3, ácido fólico, fibras, zinco, magnésio e proteínas, além de ser fonte de selênio e vitamina B6.

 

NOTA: Se quiseres fazer um puré unicamente de couve-flor começa no ponto 2. Usa e abusa de ervas aromáticas e especiarias. Se quiseres o puré mais amarelinho no fim deita uma gema de ovo e mexe bem.

 

Preparação na bimby

1.No copo coloca o alho-francês, a cebola, e a cenoura. Pica 5s/vel5. Com a ajuda da espátula baixa o que está nas paredes do copo. Adiciona o azeite e refoga 5m/temp120/vel1.

2.Coloca a couve-flor cortada, o leite e o sal. Coloca a tampa e o copo e programa 20m/temp90/vel1. No fim do tempo retira um pouco do líquido (pode não ser necessário) e quando triturares vê se a espessura está ao teu gosto. Caso não esteja deita mais liquido.

3.No fim coloca a pimenta, noz-moscada, as raspas de limão, a farinha de linhaça* e a manteiga e tritura 1m/vel5. Se precisar de juntar mais leite e manteiga tritura 30s/vel5.

 

*A farinha de linhaça é rica em ômega-3, ácido fólico, fibras, zinco, magnésio e proteínas, além de ser fonte de selênio e vitamina B6.

 

NOTA: Se quiseres fazer um puré unicamente de couve-flor começa no ponto 2. Usa e abusa de ervas aromáticas e especiarias. Se quiseres o puré mais amarelinho no fim deita uma gema de ovo e tritura.

 

Hora de servir!

 

IMG_0768.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post