Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinha de Verdade

"A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo." Paulo Coelho

Cozinha de Verdade

"A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo." Paulo Coelho

28
Jan16

Bebida/Leite de amêndoa e umas bolachas que correram mal

Cozinha de Verdade

IMG_0883.JPG

 

Pois... Nem sempre as coisas na cozinha correm bem. Há receitas que saem bem. Há as que pensamos que vão ser deliciosas e no fim belhac e depois há as que tem tudo para ser uma receita maravilhosa mas fica tempo a mais no forno e acontece a desgraça. Foi o caso destas bolachas.

 

Mas este post não serve para falar das bolachas que ficaram tempo a mais no forno mas sim para vos falar dos famosos leites ou bebidas vegetais.

 

Costumo fazer bebida de amêndoa e aveia em casa. São fáceis e por vezes saem mais baratas em comparação com aquelas que encontramos no supermercado. E não achem que aquelas bebidas vegetais que estão nas prateleiras com um pacote lindo e maravilhoso são 100% saudáveis porque não são. Se quiserem saber mais deiam uma espreitadela neste post e ficaram a perceber o que quero dizer. 

 

Deixo o aviso: mesmo aqueles produtos que têm a fama de serem saudáveis não deixem de ler o rótulo com os ingredientes. Acreditem que vão ficar surpreendidos muitas vezes.

 

Mas bom...passando ao que interessa deixo-vos aqui a receita para fazerem as vossas próprias bebidas vegetais em casa sem manhas :)

 

IMG_0880.JPG

 

O processo é idêntico para quase todas à exceção da bebida de aveia. Enquanto com os frutos secos (caju, nozes, castanha do brasil, etc) ou sementes (girassol, sésamo, linhaça) tens que deixar a demolhar com a aveia podes fazer na hora.

 

Bebida vegetal de amêndoa

 

Ingredientes:

1 chávena de amêndoas

3 tâmaras (ou essência de baunilha, ou mel, ou outro adoçante ao vosso gosto) opcional

4 chávenas de água 

 

Preparação:

Colocar as amêndoas num recipiente com água e deixar demolhar durante 8 horas. O melhor é mesmo deixarem durante a noite.

Passado este tempo escorre a água e coloca as amêndoas, as tâmaras e as 4 chávenas de água num liquidificador. Bate durante 1 minuto (bimby 1m/vel9).  

Com a ajuda de uma peneira ou de um pano escorre o liquído para dentro de uma jarra. Verás que na peneira ficará restos de amêndoa que podes utilizar para fazer bolachas (como eu fiz mas não deixes queimar eheh), panquecas, bolos, etc.

 

Bebida vegetal de aveia:

 

Ingredientes: 

1 chávena de flocos de aveia

3 tâmaras ou outro adoçante à vossa escolha

4 chávenas de água

 

Preparação:

Coloca a aveia, as tâmaras e a água no liquidificador. Bate durante 1 minuto no liquidificador (bimby 1m/vel9) e com a ajuda de uma peneira ou de um pano escorre o liquído para dentro de uma jarra. Verás que na peneira ficarão restos (farinha) de aveia que podes utilizar para fazer bolachas, panquecas, papas de aveia, bolos, etc.